Projeto de pesquisa nos EUA, inova ao abordar a questão sobre respondedores excepcionais aos tratamentos oncológicos

Posted on Posted in Artigos Medicina

possibilidade de dar novos saltos, nos levar para novos horizontes nos tratamentos clássicos e complementares da oncologia. E ao invés de negar resultados “misteriosos”, por que não pesquisar como eles ocorrem?

Hoje em dia já é possível sequenciar mais de 100.000 células de dentro de um tumor, não apenas a sequencia de DNA de um indivíduo. Há 5 anos atrás não seria possível realizar uma análise de dados tão robusta como esta!

O novo projeto de pesquisa da Harvard é o “NEER”, que significa Network of Enigmatic Exceptional Responders, tem como objetivo tornar-se o primeiro registro nacional (nos EUA) de pacientes extremamente raros que superaram as probabilidades adversas e responderam, misteriosamente, a tratamentos que não foram efetivos para outros pacientes.

O projeto reunirá grandes quantidades de dados sobre quase tudo destes pacientes, na esperança de encontrar padrões que possam explicar o que deu certo.

Vou colocar aqui um pouco da entrevista com alguns dos responsáveis pelo projeto:

O diretor do Departamento de Informática Biomédica da Harvard Medical School, Zak Kohane, explica “É um sinal dramático. Então sabemos que há algo lá que não compreendemos, mas existe, então, o que é isso? Existem teorias em torno do seu genoma, existem teorias sobre como seu sistema imunológico está reagindo. Talvez seja a maneira como seu ambiente reprogramou seu sistema imunológico. Pode ser sua dieta, seu padrão de exercício, a poluição, o estilo de vida, pode ser qualquer combinação dessas ou talvez as drogas que você tomou antes de ter um câncer – é difícil saber.”

Então, a ideia por trás da nova pesquisa é: veja tudo o que você puder. Começando por uma profunda análise do DNA do paciente, do DNA do tumor e de outras características biológicas – proteínas, metabolismo, micróbios intestinais, afim de identificar novos padrões e entender como a resposta destes pacientes acontecem.

Bom… Como disse o Dr Prasad: “É importante na ciência aprender com os extremos e é isso que esta pesquisa está tentando fazer, ao invés, de simplesmente negar que existem respostas misteriosas em tratamentos oncológicos que estão fora dos padrões dos protocolos”

Para quem quiser conhecer um pouco melhor, ou se morar no EUA, quiser participar da pesquisa, segue o link:

https://peoplepoweredmedicine.org/neer

COIP – CENTRO DE ONCOLOGIA INTEGRATIVA E PREVENÇÃO

Artigo comentado por:

  • Dra Sandra Matta: Genômica Nutricional e Nutrição Clínica Em Alta Complexidade Em Oncologia – Síndromes Genéticas
  • Dr Andre Santos Oncologista Clínico e Diretor do COIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *