Composto de Queijo envelhecido pode Reduzir o Câncer Hepático.

Posted on Posted in Artigos Medicina

Postado em 25 de abril de 2017, 6 da manhã em Câncer Alimentos Funcionais Longevidade

Espermidina, encontrada em alimentos como queijo, cogumelos e grãos integrais, mostra-se um fator  para  prevenir câncer de fígado e aumentar a longevidade. 

Um novo estudo indica que a espermidina pode minimizar o risco de câncer de fígado e simultaneamente aumentar a vida útil. A beleza deste achado é que muitas pessoas vão gostar de consumir os alimentos que fornecem tais benefícios: queijo envelhecido, cogumelos, grãos integrais, soja, milho, legumes e outros alimentos com abundância de espermidina. Lembrando que esses alimentos devem ter fontes de produção orgânica.

Os pesquisadores alimentaram ratos com um suplemento oral de espermidina. Os resultados foram bastante intrigantes. Estes camundongos estavam menos inclinados a incorrer em fibrose hepática. Eles também estavam menos inclinados a desenvolver carcinoma hepatocelular, a forma mais prevalente de câncer de fígado. A equipe de pesquisa do Texas A & M também descobriu que o consumo de espermidina estimula o tempo de vida de camundongos em 25%. As descobertas do estudo foram recentemente publicadas em Cancer Research, uma revista médica popular.

Sobre o Estudo

O estudo foi liderado por Leyuan Liu, Ph.D. Ela trabalha no Texas A & M’s Institute of Biosciences & Technology. Liu e sua equipe de pesquisa identificaram um composto de poliamina com dois grupos de aminas em espermidine. O nome se dá, pois foi separado do esperma. A espermidina é comumente encontrada em uma variedade de produtos alimentícios como os listados acima.

Estudos anteriores indicaram que a dieta com  espermidina pode produzir benefícios para a saúde. Como exemplo, um estudo anterior ligou a suplementação oral de espermidina com a longevidade e a saúde do coração em camundongos. Um estudo recente ligou o composto à diminuição da pressão arterial.

A equipe de pesquisa de Liu estava mais preocupada se a espermidina possui propriedades anti-cancerígenas. Os pesquisadores forneceram um suplemento de espermidina oral a camundongos que tinham uma predisposição para o desenvolvimento de fibrose hepática ou carcinoma hepatocelular, significando um acúmulo de tecido cicatricial no fígado que tem o potencial de causar câncer de fígado.

Resultados do Estudo

O suplemento de espermidina reduziu as chances de desenvolvimento de fibrose hepática ou carcinoma hepatocelular em camundongos. Além disso, os ratos que receberam o suplemento viveram mais do que os ratos que não foram fornecidos com ele. De fato, o aumento no tempo de vida foi de cerca de 25 por cento que equivale a um ser humano a viver a 100 em vez de 81 anos de idade. No entanto, é importante notar que este aumento no tempo de vida foi observado apenas em ratos com suplementação de espermidina ao longo da vida. Os ratos que foram fornecidos o suplemento em um ponto mais tarde na vida desfrutaram de uma vida mais longa, mas a extensão coberto em cerca de 10 por cento.

Pesquisa Anterior da Nota

A equipe de pesquisa de Liu também realizou pesquisas anteriores que determinaram a falta de autofagia como um papel importante no desenvolvimento do câncer. A autofagia é o processo pelo qual as células consomem seus detritos. Os pesquisadores determinaram que os benefícios da espermidina foram reduzidos quando a proteína conhecida como MAP1S estava ausente. Esta proteína é um gatilho comum de autofagia. Como resultado, a equipe de pesquisa de Liu acredita que as propriedades de combate ao câncer do composto são determinadas pelo aprimoramento da autofagia relacionada ao MAP1S.

Um olhar para o futuro

Estudos adicionais devem ser realizados para determinar se a suplementação de espermidina é segura para uso humano. Prevê-se que esta suplementação irá proporcionar benefícios significativos para a saúde. Espermidina pode um dia ser adicionado a refrigerantes engarrafados ou álcool para equilibrar os ingredientes negativos das bebidas e, simultaneamente, melhorar o fígado, prolongar a vida útil e combater o carcinoma hepatocelular.

Referência

Fei Yue, Wenjiao Li, Jing Zou, Xianhan Jiang, Guibin Xu, Hai Huang, Leyuan Liu. A espermidina prolonga o tempo de vida e previne a fibrose hepática e o carcinoma hepatocelular pela ativação da autofagia mediada por MAP1S. Cancer Research, 2017; Canres.3462.2016 DOI: 10.1158 / 0008-5472.CAN-16-3462

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *