A dieta certa pode aumentar a potência dos medicamentos contra o câncer

Posted on Posted in Artigos Medicina

 

Que felicidade! Enfim vejo um artigo como este, publicado numa das principais revistas científicas do mundo, NATURE!!

É desta forma que tratamos os nossos pacientes no Centro de Oncologia Integrativa e Prevenção – COIP, desde a sua fundação!

Em geral nossos pacientes nos buscam com o apelo de fazer uma alimentação que combine com o seu tratamento medicamentoso, ou seja, uma dieta que potencialize os medicamentos, que auxilie no controle dos efeitos colaterais do tratamento e que via o conhecimento da oncogenética, dos exames metabolômicos e da genômica nutricional, temos a oportunidade de direcionar ainda melhor os tratamentos NUTROLÓGICO e NUTRICIONAL dos nossos pacientes.

Ao longo dos meus anos de atendimento aos pacientes oncológicos, ouvi muitas histórias onde seus médicos nunca associaram a sua melhora ou piora ao tratamento em decorrência ao tipo de dieta, a única preocupação era em manter um bom estado geral para que o “corpo” pudesse aguentar o tratamento oncológico.  A frase “coma de tudo que não faz diferença nenhuma no tratamento”, é a maior queixa dos pacientes que recebo diariamente. Felizmente isso esta mudando e hoje em dia a medicina reconhece cada vez a importância da nutrição durante todo o tratamento do paciente.

A cada dia que passa, vemos a importância REAL da dieta na nossa relação com a nossa imunidade, com o nosso humor, com o nosso bem estar geral. Isso é a interação e integração do nosso METAGENOMA com o ambiente em que vivemos.

De fato, como diz o artigo, controlar uma dieta em seres humanos é muito mais difícil do que em animais, mas felizmente aqui no COIP,  já temos um grupo de pacientes com resultados muito positivos da efetividade em reunir o tratamento oncológico clássico, com a nutrologia e nutrição especializada em câncer, onde trabalhamos este conceito da oncologia integrativa, associado ao suporte cientifico dos exames genéticos e genômicos.

Enfim… Estamos aqui não só falando de medicina de precisão, mas também de nutrição de precisão no combate ao câncer. É possível ter uma dieta que auxilie efetivamente no tratamento oncológico? Sim. É sim. Mas uma dieta correta é ciência, não milagre! Lembre-se que esta dieta deverá ser personalizada às suas necessidades e não retirada de uma gaveta ou mesmo comprada num site de dietas prontas!

 

Fonte: REVISTA NATURE, JULHO 2018.

 

 

Artigo comentado por:

  • Dra Sandra Matta: Genômica Nutricional e Nutrição Clínica Em Alta Complexidade Em Oncologia – Síndromes Genéticas
  • Dr Andre Santos Oncologista Clínico e Diretor do COIP

 

 

PS: O  COIP também presta consultoria em oncologia integrativa nas modalidades de nutrologia e nutrição oncológica de precisão,  para diversas clínicas e hospitais, afim de promover estes cuidados especializados ao maior número possível de pacientes.

PS2: Em tempo! Não caiam na besteira do modismo de dieta cetogênica como um modelo para TODOS OS TIPOS de câncer!

De fato a dieta cetogênica pode sim ser positiva no tratamento, mas a célula tumoral possui vários mecanismos de crescimento e nem sempre este tipo de dieta será a melhor opção para o paciente. Hoje no Brasil, temos excelentes nutricionistas especializados em oncologia que poderão dar o suporte necessário ao tratamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *